quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Reunião de sábado - 06/12/08

Nesta reunião falamos sobre Romanos 12, versículos 1 e 2.

1."Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável à Deus, que é o vosso culto racional.
2."E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

Quando Paulo disse "rogo-vos pela compaixão de Deus", ele estava implorando ao povo de Deus, por tudo aquilo que Ele já havia feito por eles. O apresentar o nosso corpo pela compaixão de Deus diz respeito à uma vida de agradecimento, de reconhecimento de tudo aquilo que Deus já fez por nós e era isso que Paulo estava dizendo.

Sacrifício quer dizer renunciar, dedicar-se, sujeitar-se, consagrar-se totalmente à.
Consagrar significa oferecer, disponibilizar!
Quando falamos em apresentar o nosso corpo em sacrífio, falamos exatamente dessas coisas, de oferecer a nossa vida a Deus e como falamos na reunião essa é uma das coisas mais difíceis, pois queremos ter controle sobre aquilo que acontece nas nossas vidas e quando oferecemos deixamos de ter esse controle e passamos isso à Deus. Interessante é que temos medo de fazer isso mesmo sabendo que Deus nos ama e quer sempre o nosso melhor. Devemos chegar à um ponto que não mais temamos oferecer a nossa vida à Deus, porque temos a convicção do amor d´Ele por nós.

Para oferecer um sacrifício santo e agradável é necessário conhecer o que é que agrada à Deus. E como conhecer??? Lendo a bíblia. Podemos estar oferecendo um sacrifício, mas que é agradável à nós mesmos e não à Deus, pois como discutimos na reunião, não existem apenas sacrifícios "dolorosos", mas sacrifícios que nos beneficiam. Vamos buscar agradar à Deus em nossos sacrifícios.

Sendo que, este sacrifício deve ser o nosso culto racional, ou seja, o fazemos de forma consciente, sabemos o que e pra quem estamos fazendo!!!

Já no versículo 2, a bíblia nos diz pra não nos conformarmos com este mundo! E o que seria conformar??? Como já ouvimos a pastora dizer diversas vezes, conformar é tomar a mesma forma! Como o exemplo do Leandro, quando sentamos em um puff e nos levantamos, ali ficou a nossa forma. Será que estamos tomando a mesma forma que o mundo tem??? Também vimos no dicionário que conformar é aceitar passivamente. E é isso o que não podemos fazer, aceitar passivamente o que tem acontecido nos nossos dias. Então falamos de como lutar contra isso.. "mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento" e vimos que o que traz transformação à nossa mente é a Palavra de Deus! Também discutimos em cima de algo dito em um culto e que foi muito interessante, de que o sangue de Jesus nos perdoa (I João 1:7), mas o que faz nós mudarmos de atitude é a Palavra de Deus (Efésios 5:26). É através da Palavra que vemos onde estamos errando e podemos nos transformar.

Quando não nos conformarmos (pararmos de achar que quem se dá bem são as pessoas do mundo e por isso temos que agir como elas agem) e agirmos de acordo com a Palavra de Deus experimentaremos (testar e provar pela prática) que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. E aí vamos ver que quem se dá bem é aquele que conhece à Deus!!!

Também discutimos em cima de uma frase lida em uma revista: "Rebeldia exige pensamento!". E quando não nos conformamos somos "obrigados" a pensar. A questão de não se conformar estaria ligado à rebeldia???
E então, chegamos à uma conclusão de que a questão não está em ser rebelde, pois a rebeldia é abominação diante de Deus, a bíblia diz que a rebeldia é como pecado de feitiçaria (I Sam. 15:23).
Há uma grande diferença em não se conformar sendo um rebelde ou sendo um revolucionário. Muitas pessoas se assutam ao pensar sobre isso, mas é simples. A rebeldia está ligada à atos violentos, quando pensamos em pessoas rebeldes, logo vem à nossa mente violência, por outro lado quando pensamos em revolução à atos de transformação, de mudança. E vimos que a única transformação vinda de Deus é através da sua Palavra!!!

Para exemplificar tudo isso temos o exemplo de Jesus! Como é que Ele não se conformava na sua geração???? Ele não tomava todos os dias atitudes que causassem uma mudança extraordináriamente mundial (CLAROOO, ANTES DA SUA MORTE NA CRUZZZ, VAMOS DEIXAR ISSO CLARO, POIS NÃO HOUVE NADA TÃO GRANDIOSO QUANTO ISTO, E ESSA ATITUDE SIM, TEVE UM IMPACTO MUNDIAL DE TRANSFORMAÇÃO NAS PESSOAS QUE O RECEBERAM E O RECEBEM), mas falamos do seu dia-a-dia, Ele não tomava nenhuma atitude violenta (até por que iria contra a Palavra de Deus), nem atitudes exuberantes, grandiosas, esquisofrênicas (olha.. nunca tinha escrito essa palavra.. rsrsr), mas Jesus mostrava sua inconformidade com o mundo fazendo a vontade de Deus, Ele obedecia a Palavra de Deus e eram essas atitudes que o tornavam diferente, que fazia a diferença para os outros. Jesus não se conformava!!! Ele obedecia a Palavra e não tomava a mesma forma do mundo!!!

Que nós possamos ser assim como Jesus!!!

Graça e Paz à todos!!! =]

Mimi e Leléko!